sábado, 31 de dezembro de 2011

Paralisação da PM do Ceará.


30/12/2011 10h21 - Atualizado em 30/12/2011 12h56


Policias militares em paralisação passam a noite em quartel no 


Ceará


'Paralisação é um caso isolado e pontual', afirma comando da PM

Militares dizem que só vão voltar ao trabalho após negociação.

Diana VasconcelosDo G1 CE
Policiais militares ocupam sede da 6ªCia (Foto: Alana Araújo/TV Verdes Mares)Policiais militares ocupam sede da 6ªCia
(Foto: Alana Araújo/TV Verdes Mares)
Os policiais da 6ª Cia do 5º BPM, localizado no Bairro Antônio Bezerra, desde o anúncio das paralisações, ocuparam o quartel e passaram a noite nos corredores e pátios do local. Eles usaram colchonetes para dormir e furaram os pneus dos carros policiais para bloquear a saída e a entrada da sede. O Comando da Polícia Militar de Fortaleza garante que o policiamento da cidade e a segurança das festas de réveillon não vão ser afetadas.


saiba mais
Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), o cabo Flávio Sabino, 800 soldados da companhia já aderiram ao movimento. Além de policiais de Sobral, a 233 km de Fortaleza, e parte do Programa de Policiamento Ronda do Quarteirão.
O comando da polícia diz que o movimento é parcial. “A paralisação é um caso isolado e pontual, fora os militares da 6ª Cia, todas as outras companhias estão normais”, afirma o tenente coronel Fernando Albano. Os policiais militares decidiram na noite de quinta-feira (29), em assembleia, paralisar atividades reivindicando melhores condições de trabalho e salários.
“Queremos negociar, queremos ter nossas reivindicações atendidas. Se isso acontecer todos voltarão ao trabalho”, disse Sabino, acrescentando ainda que está preocupado com a “tensão” que está tomando conta de alguns lugares. As principais reivindicações dos servidores são escala de 40 horas semanais, promoções e reajuste salarial de 80% até o fim de 2015.
Apesar da afirmação o cabo Sabino, o tenente coronel Albano explica que o contingente escalado para a segurança do réveillon de Fortaleza não pertence a 6ª Cia. “Isso foi um acordo previamente fechado e vamos cumprir”, explica o tenente coronel. No que se refere a negociação, Albano afirma que somente o governo poderá se pronunciar sobre o assunto.
Carros policiais são usadas para bloquear entrada e saída da 6ªCia (Foto: Alana Araújo/TV Verdes Mares)Carros policiais são usadas para bloquear entrada e saída da 6ªCia (Foto: Alana Araújo/TV Verdes Mares)







Greve da PM do Ceará.


Exército do Ceará está de prontidão para substituir PMs paralisados

Sargento do exército diz que 23º Batalhão aguarda ordem de saída às ruas.

Policiais Militares do Ceará e bombeiros decretaram paralisação na quinta.


Os soldados do 23º Batalhão do Exército no Ceará estão de prontidão para atuar nas ruas de Fortaleza durante as paralisações da Polícia Militar, de acordo com o sargento do exército Abreu Freitas. “Eles estão de prontidão. Só aguardam a ordem de saída”, diz o sargento.
De acordo com Abreu, os soldados do exército recebem treinamento para atuação na cidade e que a Constituição Nacional prevê a esse tipo de atuação do exército em situações de urgência. Ainda conforme Abreu Freitas, soldados do exército do Ceará já atuaram no Maranhão em 2010, quando houve paralisação da Polícia Militar daquele estado.
Parte dos policiais militares do Ceará e bombeiros paralisaram as atividades na noite de quinta-feira (29). Eles reivindicam escala de trabalho de 40 horas semanais e reajuste salarial de 80% nos próximos quatro anos.
O comando da Polícia Militar diz que a escala dos PMs no Ceará obedece à lei prevista especificamente para a instituição. O governo do estado diz ainda que não vai anistiar os policiais que aderiram ao movimento de paralisação, como eles reivindicam.
O governo do estado também solicitou nesta sexta-feira o uso de membros da Força Nacional de Segurança para atuar no réveillon de Fortaleza, devido ao risco dos policiais militares se ausentarem.

Fonte: G1 Ce.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desempenho Policial; Projeto aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia.


Por unanimidade, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou na terça (13) à noite o Prêmio por Desempenho Policial. Apresentado pelo Poder Executivo, o projeto de lei teve como objetivo reconhecer e estimular o bom desempenho dos policiais no exercício da profissão. Poderão receber a premiação servidores da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica.
Na mensagem de apresentação do projeto, o governador Jaques Wagner explica que a norma prevê a criação de um sistema de definição e acompanhamento de metas para o indicador estratégico e os demais indicadores de controle da criminalidade, "o qual proporcionará à sociedade uma avaliação do desempenho dos órgãos de Segurança Pública no combate à violência e redução da criminalidade no Estado da Bahia".
Ainda segundo o governador, com esta medida, o Estado busca reconhecer o desempenho das corporações Civil e Militar no processo de redução da criminalidade no território da Bahia, ratificando o compromisso com as políticas e ações continuadas na área da Segurança Pública.
Valorização – O deputado Zé Neto, líder do governo na Alba, diz que o projeto, além de trazer novo ganho financeiro aos profissionais cumpridores dos seus deveres, beneficia a sociedade, que contará com policiais mais concentrados nos seus afazeres, nas suas missões, e valorizados do ponto de vista da corporação.
Segundo o deputado, "a votação por unanimidade mostra que a Bahia tem expectativa muito positiva acerca deste novo momento da Segurança Pública, que está sendo estruturada".

Fonte: Diário Oficial do Estado

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Trinta policiais já foram assassinados este ano.

Por: Caroline Gois - 06 de Dezembro - 07h46


Trinta policiais baianos, entre civis e militares, já foram mortos este ano, na capital e região metropolitana. Apenas em 48 horas do mês de dezembro, dois morreram em Salvador.
 
No domingo (4), Ronald Conceição Neves, 49 anos, foi morto na Estrada das Barreiras. O agente do Batalhão de Guarda foi enterrado na segunda-feira (5), no Cemitério Campo Santo.
 
 
Estes registros são da Central de Polícia e excluem as acorrências de PMs baleados. A violência que atinge a categoria já chegou também no interior do estado. Em setembro, um caso chocou os moradores de Santo Antônio de Jesus. O soldado da Companhia de Ações Especializada do Litoral (Cael) da Polícia Militar, Macário de Jesus Barbosa, 42, foi executado com um tiro na cabeça durante briga. Mais um que entrou para a estatística destes crimes, que, infelizmente, não param de crescer.

Foto: Bocão News

Capitão Tadeu diz que governo Wagner não respeita policiais


Por: Marivaldo Filho - 05 de Dezembro - 19h42
Apesar de integrar a bancada do PSB, partido da base do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Capitão Tadeu não poupou de críticas  à política de segurança pública do governador Jaques Wagner. O parlamentar, inclusive, declarou que os policiais estão sendo feitos de bestas e que se a situação não melhorar, têm o direito de fazer paralisações.

“O governo não é bom para os policiais militares. Mexeu na autoestima e jogou lá embaixo. Os policiais estão se sentindo desvalorizados. O governo Wagner contribuiu para piorar o que já estava ruim. A greve é tão ilegal quanto o não pagamento da GAP 5  (Gratificação de Atividade Policial em Legislação). Se o governo não cumpre a lei, dá direito ao trabalhador não cumprir também. Nenhuma greve é legal para a sociedade, mas não sou hipócrita. Chega a um momento em que os trabalhadores que estão sendo feitos de besta têm que fazer algo para dar um basta na situação”, desabafou.

Além da crítica ao não pagamento GAP 5, Capitão Tadeu também questionou o plano de carreia para o policial militar. “É uma piada. Só recebe gratificação no final da carreira. Isso desestimula qualquer profissional. A periculosidade e outros benefícios também têm que ser pagos. Todos os anos, no dia 19 de agosto, aniversário da lei que obriga o pagamento das gratificações, levo um bolo e uma pizza para Assembleia Legislativa para protestar pelo não cumprimento”, disparou o parlamentar e policial. 

Mordeu, mas depois assoprou.  Aliviou bem pouco, é verdade. Apesar das inúmeras críticas, o deputado também viu avanços. “Wagner trouxe mais democracia, mas está falhando na segurança pública. Havia tanta coisa errada e de ruim herdada dos governos passados, mas o governador corrigiu pouco. Não sou oposição. Ajudo no que acho bom para a sociedade, mas cobro quando acho queo governo está fraco e errado. Não faço isso com o intuito de destruir”, finalizou Capitão Tadeu.

Foto: Roberto Viana// Bocão News