Desde que o Ten. Cel. Valci Gois Serpa de Oliveira assumiu o comando do 19º BPM em junho de 2012 foram notórias as mudanças operacionais, principalmente às ações relacionadas ao posicionamento das viaturas na cidade de Jequié. Batizada de OPERAÇÃO PRESENÇA, a iniciativa objetiva adequar o posicionamento dos veículos em locais estratégicos, e em horários pré-definidos, viabilizando o impacto visual do policiamento ostensivo, garantindo a segurança da população.
O artigo 144 da Constituição Federal diz que: A missão primordial da PM é o policiamento ostensivo fardado, visando, a prevenção de delitos. Dentro do aspecto legal e doutrinário, a Operação vem cumprindo com muita eficiência o seu propósito. “A Operação Presença é o perfeito alinhamento das ações da Polícia Militar com a sua verdadeira missão constitucional”, enfatiza o Ten. Cel. Serpa.
Na última reunião de monitoramento de rotina com os oficiais, o Ten. Cel Serpa motivou os seus comandados a agir com maior rigor e controle sobre as ações que fazem parte da operação, principalmente, na instrução contínua dos policiais. Estas ações de mobilização e integração de equipes visam melhorar a postura da tropa e o atendimento ao público. “A Operação Presença será implantada em outras 12 cidades que fazem parte do organograma do 19º BPM”, finalizou o comandante Serpa. Fonte: ASCOM 19°BPM.
Tudo bem que esta operação batizada de "Operação Presença", tenha surtido efeito para o comando do 19º BPM. Porém, o que se ouve pela periferia é outra coisa, muitas pessoas reclamando a falta de viaturas fazendo a tradicional ronda nos bairros, principalmente em horário de grande movimento na cidade. 
Eta operação no meu entendimento serve para satisfazer uma parte da população, aqueles que trabalham, possuem comércio ou moram no centro da cidade, pois, esses podem se sentirem seguros em observarem grande número de viaturas paradas em pontos estratégicos, dando-lhes uma sensação de segurança. Agora, os bairros ficam sem as rondas, diminui o policiamento ostensivo motorizado, em que, pode minimizar as ocorrências nos bairros mais distantes da cidade.